Rubrica

Sobre críticas

Diariamente submetemo-nos ao escrutínio dos outros e também ao nosso processo interno de avaliação. Sermos criticados será então algo que sucede com frequência, mas, para a maioria de nós, não será um processo pacífico. Encerra dores e inseguranças.

Porque será tão difícil lidar com a crítica?

Diria que muitos não lidam bem com a crítica, tal como não aceitam o erro, em uma busca incessante de perfeição. Em uma sociedade que valoriza o instante e em que “parecer” é mais importante do que “ser”, aceitar uma opinião divergente da própria pode ser sentido como um enorme desafio.

Por outro lado, temos de considerar que nem todas as críticas são construtivas e proferidas com a intenção de apoiar o crescimento interno. Há críticas e críticos demolidores. Que usam a palavra como verdadeiras armas com o objetivo de destruir a autoestima e a autoconfiança do outro.

A violência verbal é um exemplo disto mesmo, consistindo em uma forma de bullying, infelizmente presente em muitas escolas e contextos laborais, e também sendo uma das formas mais frequentes de violência doméstica.

A palavra dá ao pensamento força de verdade, devendo por isso ser usada com contenção. Os meus pacientes sabem que recomendo que façamos, a nós próprios, a seguinte questão antes de termos alguma ação que nos deixa na dúvida: “Que bem é que isto vai trazer?” Quando não temos resposta ou a mesma não é satisfatória, o silêncio será a melhor solução.

Que todos possamos aprender a ser críticos construtivos, que potenciam em si e no outro o melhor de cada um! Sempre com o amor, o respeito e a dignidade na ponta da língua!


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *