AtualidadePolíticaSeixal

Festa do Avante! 2020 com prejuízo ‘histórico’ para PCP

Além da polémica que rodeou a edição da Festa do Avante! em ano de pandemia, entre moradores e comerciantes, o PCP teve também um prejuízo de cerca de 930 mil euros, um saldo negativo de mais 65% face a 2019.
Quem reside perto da Quinta da Atalaia notou o ano passado a diferença abismal relativa aos acessos à Festa, no entanto, muitos foram os militantes que optaram por comprar a EP – Entrada Permanente, sem se deslocarem à Amora.
Mesmo assim, as contas do PCP registaram «um prejuízo histórico de 930 mil euros» no evento que foi realizado a 3, 4 e 5 de setembro do ano passado, que arrecadou 846.319,8 euros de receita e registou uma despesa de 1.777.218,67 euros, de acordo com as contas de 2020 entregues pelo PCP à Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) e referidas pelo jornal ECO.
Isto resulta num prejuízo de 930.898,87 euros num evento cujo objetivo é angariar fundos para financiar o partido. Tanto a receita como a despesa do evento diminuíram face a 2019 (2,6 milhões e 3,17 milhões de euros, respetivamente), mas só a auditoria e pedidos de esclarecimento da ECFP poderão dar mais pormenores sobre esta edição da Festa do Avante.
Entre 2014 e 2020, o evento acumula um prejuízo de 2,81 milhões de euros.
Por outro lado, o evento que angaria fundos para o Partido, vendeu menos bilhetes tendo em conta que a lotação permitida pela DGS era de 33 mil pessoas, face às 100 mil pessoas que o recinto da Quinta da Atalaia pode albergar.
Outra receita que diminuiu foi a relativa à venda de álcool, proibida a partir das 20h00.
Em resposta a questões colocadas pelo ECO, o PCP afirmou que a edição de 2020 «ficou marcada pela resistência, capacidade, iniciativa, responsabilidade, coragem e confiança no futuro e constituiu uma importante afirmação dos valores da liberdade, da democracia, da fruição da cultura e de diferentes expressões da vida, essenciais à saúde, ao bem-estar e à concretização dos direitos dos trabalhadores e do povo».
A edição deste ano do Avante! já está marcada para 3, 4 e 5 de Setembro, na Amora.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *