AtualidadeCovid-19Seixal

Apelo nas redes sociais quer ‘pano preto’ à janela em protesto contra Festa do Avante!

Panos negros à janela em protesto pela realização da Festa do Avante!

Colocar um ‘pano preto’ às janelas e partilhar um texto nas redes sociais foi a forma encontrada por um grupo de moradores do concelho do Seixal para manifestarem a sua posição contra a realização da Festa do Avante! na Quinta da Atalaia, devido à pandemia de covid19.

Em comunicado enviado às redações, o grupo de cidadãos afirma que «o concelho do Seixal sabe falar a uma só voz. A Cidade de Amora como primeira visada agradece!».

No texto, onde se reporta o papel dos ‘grupos sociais’ existentes nas redes sociais «geridos por pessoas diferenciadas, com ideias próprias mas que no geral têm como intenção base a defesa das pessoas, a denuncia do que está errado mas também a aceitação do contraditório, dos pensamentos dissonantes e até daqueles que confundem a realidade com o abstrato, isto somos nós »» GRUPOS!.»

O texto frisa também que o descontentamento pela realização da Festa que marca a rentrée do Partido Comunista desde 1975 (excepto em 1987), chamando a atenção para «as diversas publicações, comentários pessoais ou nos grupos, percebemos que mais de 95% da população do Concelho do Seixal e até nacional, não só está contra a realização da festa, como também não compreende o desrespeito da Câmara Municipal do Seixal para com os seus munícipes, o que se percebe apenas e só pela cor partidária (CDU)».

Desta forma, e com especial enfase para a «união de diversos grupos do Facebook», nos quais o comunicado foi partilhado este sábado à noite, o grupo apela «a todo o Concelho do Seixal que se manifestem através da colocação dum PANO PRETO à janela durante o período da festa do AVANTE».

Em jeito de conclusão, fica ainda uma palavra para «a morte dos muitos que padeceram e os que lutam pela vida devido a esta doença e não há melhor forma de o fazermos, do que nos dirigirmos aos vivos exigindo-lhes o devido respeito e lembrar-lhes que também eles são mortais».

Em junho, quando o PCP avançou com a notícia da realização da Festa do Avante! entre 4 e 6 de Setembro, o Diário do Distrito lançou uma sondagem aos seus leitores sobre a concordância acerca do evento, na qual participaram 2.000 leitores.

O Diário do Distrito sabe também que algumas empresas da freguesia de Amora já anunciaram que vão estar encerradas durante os três dias de realização da Festa do Avante!, «para garantir a segurança e saúde dos nossos clientes» como se pode ler nos perfis de empresas como a Pizzaria Verde & Amarelo, Imobiliária Domus Baía, Pastelaria Ponto Azul, Restaurante Rota dos Petiscos, Oficina Auto Campos (Prio Amora), Pastelaria Tão Bela, Hamburgueria Coquis Burger, Papelaria Avenida, Mercearia Martinho (Qta do Batateiro), Salão de Beleza “Beleza Pura” e Aida Figueiredo Cabeleireiros, Restaurante João d’Ourique, Salão de Estética Cali Beauty, Pastelaria Delícia (Junto à ESA), Pastelaria Tropicalia (C. C. Girassol), Frutamora Mercearia de Bairro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *