DestaqueDistrito de Setúbal

Abusos sexuais na Igreja | Diocese de Setúbal diz que nunca foi contactada pela comissão independente

A Diocese de Setúbal emitiu esta quinta-feira de manhã um comunicado a esclarecer que o actual administrador diocesano, Padre José Lobato, “nunca recebeu, para a realização de uma entrevista, qualquer contacto da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa”.

Tal terá acontecido devido à mudança de D. José Ornelas, então Bispo de Setúbal, para a Diocese de Leiria-Fátima, indica ainda a Diocese de Setúbal, que explica que “falando com Ana Nunes de Almeida, membro da Comissão Independente, concluiu-se que houve certamente uma falha de comunicação neste tempo de transição, afirmando a socióloga não ter havido qualquer indício de recusa do Padre José Lobato em ser entrevistado”.

No documento lê-se ainda que “situação diferente é a referente aos Arquivos Diocesanos”. Nesse caso, diz a Diocese, “os contactos do Grupo de Investigação dos Arquivos Eclesiásticos Diocesanos foram já feitos com o Padre José Lobato, que recebeu o grupo de historiadores em Setúbal, por duas vezes, abrindo totalmente os arquivos para que pudessem levar a cabo o seu trabalho”.

Recorde-se que os resultados do relatório da comissão independente validaram 512 testemunhos, indicando um total de 4.815 vítimas, sendo que apenas 25 casos foram reencaminhados para o Ministério Público.

No mesmo relatório, além dos relatos chocantes de algumas vítimas, ficou igualmente a saber-se que Setúbal é o quarto distrito onde vivem actualmente mais vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *