DestaqueDistrito de Setúbal

Setúbal é o quarto distrito onde vivem mais vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica

Segundo o relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa, divulgado esta segunda-feira, Setúbal é o quarto distrito de Portugal onde vivem actualmente mais vítimas, havendo registo de 30 pessoas.

No relatório verifica-se ainda que Almada, com 13 pessoas, é o concelho do distrito onde residem actualmente mais vítimas.

Quanto à localização das vítimas na altura dos acontecimentos, o documento revela que o distrito de Lisboa concentra o maior número de casos (120). Seguem-se os distritos do Porto (64), Braga (55), Santarém (26), Aveiro (24), Leiria (21), Coimbra (19) e Setúbal (18).

A lista prossegue com Viana do Castelo (15), Viseu e Madeira (14), Bragança (13), Évora e Guarda (12), Castelo Branco (11), Vila Real (9), Açores (8), Beja (5) e Portalegre e Faro (2 casos cada).

No documento, é ainda explicado que “um administrador diocesano (Setúbal) nunca” respondeu “às chamadas da comissão independente”, que considerou “importante ouvir, através de entrevistas, os actuais líderes da Igreja Católica Portuguesa”.

“A Igreja em Portugal abrange hoje 20 dioceses e o Ordinariato Castrense, a Diocese das Forças Armadas e de Segurança. Três delas – Setúbal, Bragança e Angra – estavam no momento das entrevistas em ‘sede vacante’, ou seja, não tinham qualquer bispo à sua frente”. A Conferência Episcopal Portuguesa convocou para o próximo dia 3 de Março uma assembleia plenária extraordinária para analisar o relatório, que pode ser consultado na íntegra aqui.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *