Linha SNS24 recebeu quase 2 milhões de chamadas neste ano
A Linha SNS24 recebeu 1,9 milhões de chamadas em 2020 (mais de 7 mil por dia), registando um aumento de quase 80%.

A Linha SNS24 recebeu 1,9 milhões de chamadas em 2020 (mais de 7 mil por dia), registando um aumento de quase 80% em comparação a 2019.
“Em comparação com o período homólogo do ano anterior, já foram atendidas mais 840.844 chamadas, o que traduz um crescimento de 79%”, de acordo com os dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
Nos meses de março e abril foi registado o maior número de chamadas este ano, com 381.270 e 234.337, respetivamente, refere a agência Lusa.
A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) também é bastante requisitada, e recebeu até 24 de setembro 37.328 chamadas, 3.125 das quais de profissionais de saúde.
“As chamadas estão relacionadas com problemas associados a ansiedade, stress, angústia, medo, sintomatologia depressiva, gestão de emoções e adaptação em situações de crise e, por vezes, à toma de medicação em excesso e ideação suicida”, acrescentaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
Esta linha de atendimento destina-se a profissionais de saúde, proteção civil, forças de segurança e população em geral.