Desporto

Varandas responde a Pinto da Costa: «Um país que reconhece Pinto da Costa como uma referência é um país sem valores»

Presidente do Sporting respondeu a Pinto da Costa em discurso de aniversário do núcleo de Carregal do Sal.

No 19.º aniversário do Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Carregal do Sal, Frederico Varandas discursou para os presentes e aproveitou o momento para responder às declarações de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto.

«Quero referir é que não me lembro de ver o nosso rival FC Porto vencer um campeonato e o Sporting e o seu presidente serem o alvo da sua comunicação e o centro da sua atenção. Não só não é motivo de preocupação como é reconfortante, motivador e encorajador. É a confirmação que estamos no rumo certo. É a confirmação que o Sporting já não é visto como o terceiro grande. Como o terceiro e o simpático grande. E como é maravilhoso ouvir o sr. Pinto da Costa com saudades e a elogiar o Sporting do passado recente», começou por dizer a respeito do assunto.

«Há gente que por muito que ganhe continuará sempre a ser muito pequena e, sobretudo, muito pobre. Não existe maior pobreza que a pobreza do carácter, da integridade e de valores. São e serão sempre gente muito pobre ao contrário da grandíssima e honrosa instituição que representam. Instituição essa que jamais será chamada em Alvalade, pelo nosso speaker, por outro nome que não seja FC Porto. Instituição essa que jamais terá os seus jogadores agredidos por elementos da organização do Sporting. Instituição essa que jamais verá em Alvalade o seu presidente a ser-lhe roubado o telemóvel cobardemente. Instituição essa que terá sempre os seus órgãos sociais e colaboradores recebidos em segurança e de uma forma institucionalmente correcta e digna. Instituição essa que jamais verá em Alvalade jornalistas agredidos, ameaçados ou coagidos por colocarem questões no exercício da sua profissão.Pois eles não sabem, nem nunca saberão, o que é de facto ser grande. E jamais o Sporting será pobre ou pequeno».

Após deixar farpas ao FC Porto, digiriu-se diretamente ao presidente azul e branco:

«Sobre o sr. Pinto da Costa, sou obrigado, a discordar veementemente com o sr. Secretário de Estado do Desporto que recentemente tomou posse. O sr. Pinto da Costa não é, nem nunca poderá ser, uma referência do desporto nacional. E eu vou explicar porquê convidando o sr. Secretário de Estado a ouvir apenas uma escuta, uma entre muitas que estão disponíveis para qualquer pessoa na internet, do processo ‘Apito Dourado’. Destaco esta de 24/01/2004 (horas antes de um FC Porto vs. Estrela da Amadora), onde, de viva voz, o presidente do FC Porto, sr. Pinto da Costa, por intermédio do empresário de jogadores António Araújo, oferece os serviços sexuais de três prostitutas à equipa de arbitragem liderada pelo árbitro Jacinto Paixão, a quem Pinto da Costa, nessa escuta, chama carinhosamente por ‘JP’. É verdade que estas escutas não foram autorizadas pela justiça portuguesa para uso de prova – esse é um problema para a justiça responder – e o sr. Pinto da Costa foi absolvido do processo. Mas se é verdade que essas escutas não puderam ser usadas como prova, também é verdade que essas escutas são reais e aconteceram mesmo. Aqui, sr. Secretário de Estado, neste caso, não é preciso a justiça portuguesa dizer o quer que seja para sabermos que o sr. Pinto da Costa é um corruptor activo e alguém que deveria estar banido do dirigismo desportivo há décadas. Difícil é explicar a qualquer cidadão como é que uma pessoa apanhada a dizer isto não é condenada. Ao sr. Pinto da Costa, por mais que lhe custe e por mais tentativas que faça para tentar apagar as suas acções, será sempre recordado como um corruptor ativo. E eu aqui estarei para lhe recordar até ao último dia da sua presidência que é um corruptor ativo e uma vergonha para o desporto português, ao mesmo tempo que aguardarei com expectativa o desfecho do processo ‘Cartão Azul’. Um país que reconhece o sr. Pinto da Costa como uma referência é um país sem valores. E um país sem valores é um país sem futuro. Portugal não pode, nem nunca poderá ser esse país».

Frederico Varandas disse ter ficado surpreendido pelas inúmeras de mensagens de felicitação aos 40 anos de presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa, sem qualquer referência ao caso ‘Apito Dourado’.

«Nestas últimas semanas, tive a oportunidade de ler inúmeros comunicados e textos de personalidades da nossa praça a felicitarem os 40 anos da presidência do sr. Pinto da Costa e a enumerarem as qualidades, as conquistas e os feitos. Fiquei surpreendido porque que na lista dos feitos não vi nada sobre as vergonhosas escutas do ‘Apito Dourado’, não vi nada sobre o facto de este ter fugido para a Galiza horas antes da Polícia Judiciária ir buscá-lo a sua casa, de ter pagado a familiares seus milhões de euros da FC Porto SAD e dos inúmeros casos de coação e intimidação a jornalistas como a recente agressão, vista por todo o mundo, a um jornalista da TVI por um elemento da comitiva do presidente. Se é para referir os feitos dos 40 anos de presidência, então, por favor que o façam com rigor e coragem».

O presidente do Sporting também abordou a morte do adepto nos festejos do título de campeão dos dragões, comparando o impacto mediático ao da invasão a Alcochete: «Por fim, e agora dirijo-me novamente ao sr. Secretário de Estado do Desporto, mas também ao sr. Ministro da Administração Interna. No dia 8 de Maio, o país assistiu a um bárbaro assassinato, em plena via pública e aos olhos de todas as pessoas que ali estavam. Ocorreu às portas do Estádio do Dragão aquando das celebrações do título. É seguramente dos episódios mais brutais de violência que há memória em Portugal. O que aconteceu foi muito, mas muito mais grave que o ataque de Alcochete, apesar de ter tido apenas um centésimo de cobertura mediática».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *