À Boa MesaEconomiaEntrevistaPaísSesimbraTurismo

Projeto Foodlink aposta numa transição alimentar equilibrada na AML

A Rede para a Transição Alimentar na AML, também conhecida como Foodlink, realizou a sua reunião plenária mensal. O local escolhido foi Sesimbra. A sessão de trabalho centrou-se na pesca e no que esta nos pode oferecer. Pescadores e profissionais ligados a alimentação marcaram presença. Os participantes lembrar a importância que os recursos do mar oferecem, na Área Metropolitana de Lisboa, para uma transição alimentar equilibrada. O Foodlink pretende um desenvolvimento alimentar sustentável, resiliente e dinâmico.

O projeto foi apresentado no Porto de Abrigo, junto a DocaPesca. Presente no local, o vereador José Polido realçou a importância da rede para o município. «Esta rede vai ajudar para que os governantes olhem mais para esta região», disse o vereador. Tendo o maior porto de pesca do país, quando se fala em capturas, pode-se contribuir para a transição alimentar na AML. As hortas solidárias ou o cabaz do peixe são algumas das atividades alimentares que o concelho promove. Os produtos alimentares podem ser uma forma de ajudar a alavancar uma região economicamente. A Foodlink pretende criar oportunidades para o turismo gastronómico. A alimentação é um dos desafios da sustentabilidade global mais importantes deste século.

Isto porque com uma população global cada vez maior, e alterações climáticas, torna-se difícil conseguir colocar comida na mesa de todos. Este é um esforço feito não só a nível internacional ou nacional, mas também local. Portugal importa mais de 50% do peixe que consome. Até 2030, a AML pretende que 15% do aprovisionamento alimentar seja conseguido localmente.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *