EducaçãoPaísPolíticaSesimbraSolidariedade

Profissionais da educação de Sesimbra fizeram ouvir as suas vozes na rua da vila

Profissionais de educação do Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho realizaram uma marcha a favor de uma escola de qualidade. Esta iniciativa sucede-se a diversas formas de luta dos profissionais que trabalham no agrupamento, realizadas desde o início do ano, que incluíram greves, reuniões sindicais e concentrações diárias junto à sede do agrupamento.

A falta de profissionais (raro é o ano letivo que começa com as turmas a terem todos os professores) e a desvalorização dos que já lá trabalham foram os dois principais motivos para este protesto. Um em cada quatro professores em Portugal tem mais de 60 anos. Esta futura saída não deverá ser compensada por novos professores, o que poderá levar a um retrocesso na educação para o que tínhamos no antes do 25 de Abril. Um ensino de pior qualidade acaba por prejudicar as novas gerações de estudantes. Os profissionais da educação afirmam lutar todos os dias até que o governo faça aquilo que prometeu. Esta é uma luta que se trava há vários anos. «Acima de tudo, o que está aqui em causa é o futuro da escola pública», disse o professor da escola Navegador Rodrigues Soromenho, Jorge Baltazar. «Não são os dias de greve que os professores agora estão a fazer com vão afetar a longo prazo as crianças», afirmou. A escola básica de Sampaio já fez, há algumas semanas, um protesto semelhante.

Professores e funcionários marcharam por uma escola melhor

Os participantes nesta marcha pedem uma escola pública de qualidade, progressão nas carreiras, fim da precariedade na carreira dos professores e uma maior dignificação da educação pública. A greve que fizeram, e que está a correr todo o país, terminou no Largo do Município. Foram dezenas os participantes nesta marcha, que também contou com a participação de alguns dos alunos deste agrupamento.

Para além de professores e funcionários, nesta marcha também estiveram presentes os presidentes da autarquia (Francisco Jesus), da Assembleia Municipal (João Narciso) e restantes autarcas. Estes políticos reforçaram desta forma a sua solidariedade com estes profissionais. «Esta causa não é só de Sesimbra ou das escolas de Sesimbra, mas sim de todo o país. Estamos a defender a escola pública e as futuras gerações que por lá vão passar», afirmou a vereadora responsável pelo pelouro da educação, Felícia Costa.  

«A educação é uma das pedras basilares no desenvolvimento de uma região, de um país», disse. A vereadora lembrou a luta que os professores estão a ter para que as suas carreiras sejam descongeladas na totalidade (faltam mais de seis anos de remunerações). Professores e restantes trabalhadores do sistema educativo que, segundo o vereador Márcio Souza, «merecem todo respeito e apoio».

Os encarregados de educação também apoiam a luta dos professores por uma melhor escola pública. Depois do protesto realizado pelos profissionais do Agrupamento de Escolas Rodrigues Soromenho, as restantes escolas do concelho de Sesimbra deverão tomar uma atitude semelhante nos próximos dias.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *