Cantinho da BicharadaDistrito de Setúbal

PATAV acusa tripulação do navio Uranus L pela queda de boi ao Sado

Segundo a PATAV – Plataforma Anti-Transporte de Animais Vivos o boi que esta tarde caiu nas águas do rio Sado, em Setúbal, provém do navio Uranos L (construido em 1982), que transporta animais vivos de Portugal para Israel e sobre o qual já foram apresentadas queixas à DGAV por práticas de manuseamento ilegais.

«Recorda-se do embarque violento do navio Uranus L, aquando da sua última estadia em Portugal no passado dia 12 de maio? Hoje, nem uma hora tinha decorrido do início do embarque, e já um animal caia à água. Esta situação é mais uma prova que este navio não reúne as mínimas condições para transportar animais» referem os responsáveis da Plataforma nas redes sociais.

A Plataforma havia publicado um vídeo a 12 de maio, intitulado «violência no porto de Setúbal», com imagens do transbordo de ovelhas de camiões para o interior do mesmo navio, que classificaram como «um embarque extremamente violento. As imagens são chocantes e falam por si. Estes comportamentos não podem ficar impunes.»

 

Perante esta situação, a PATAV apresentou uma reclamação dirigida ao Director-Geral de Alimentação e Veterinária, Dr. Fernando Bernardo, dando conta da forma como os animais foram empurrados para dentro do navio «arrastados pelas orelhas ou levantados pelo pescoço, prática expressamente proibida pelo Regulamento (CE) n.º 1/2005 – capítulo 3, 1.8, alínea d): ‘É proibido (…) Levantar ou arrastar os animais pela cabeça, orelhas, cornos, patas, cauda ou velo ou manuseá-los de forma a provocar-lhes dor ou sofrimento desnecessários’.»

Na carta enviada à DGAV e que a PATAV solicita também que seja enviada por outras pessoas preocupadas com o ocorrido, aquela entidade é instada a responder sobre o motivo pelo qual, tendo conhecimento deste tipo de práticas ainda não actuou e que «diligências serão tomadas para garantir que, no futuro, situações semelhantes não se voltem a repetir».

No próximo dia 14 de Junho assinala-se o Dia Internacional da Consciencialização contra o Transporte de Animais Vivos,


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *