Mundo

Partido Comunista Francês cancela evento congénere da «Festa do Avante!»

Iniciada em 1930, a popularmente conhecida como Fête de l’Huma, é realizada pelo L’Humanité, jornal do Partido Comunista Francês (PCF), este ano não se irá realizar devido à pandemia.

«Os riscos sanitários, financeiros e legais obrigam-nos a desistir da ideia de realizar uma festa, mesmo que em formato reduzido», escreveu no L’Humanité Patrick Le Hyaric, o diretor do periódico fundado há 116 anos.

Esta festa é congénere da Festa do Avante! que tem lugar anualmente na Quinta da Atalaia, no Seixal, e decorre em iguais moldes, também em Setembro, neste caso estava marcada para 11, 12 e 13 de setembro e custaria 2,1 milhões de euros.

O director do jornal explica também que «desde meados de Junho, temos vindo a responder aos pedidos das autoridades estatais e sanitárias para a organização de um festival reduzido em superfície e em número de participantes, com um protocolo de saúde muito rigoroso.

Mas a proibição de concertos, o uso obrigatório de máscaras e os sinais de ressurgimento da epidemia estão a criar muita incerteza sobre o alcance, em Setembro, de uma autorização dada hoje, especialmente porque a Fête está localizada no coração de uma zona urbana densa.»

Outro impedimento tinha a ver com o número de participantes, com a organização a apontar, num formato reduzido, para 20 mil participantes por dia, ainda assim um número muito superior ao permitido hoje em dia pelas autoridades francesas, de 5 mil.

A opção passou por realizar a festa na mesma data mas «num novo formato, com iniciativas culturais, grandes debates, atos de solidariedade internacional e discursos de protagonistas de movimentos sociais, de cidadania e culturais, em vários locais da região parisiense e não só, retransmitidos numa plataforma digital dedicada».

Em Portugal o PCP mantém a realização da Festa, com várias jornadas de trabalho já no local a prepararem o espaço e garante que o espaço alargado e as medidas implementadas vão garantir a segurança dos participantes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *