JustiçaPaís

GNR realizou Operação ‘ECR – Veículos de Transporte de Mercadorias’

A Guarda Nacional Republicana realizou, no período de 18 a 24 de novembro, uma operação de fiscalização seletiva de veículos de transporte de mercadorias, com o objetivo de garantir o cumprimento dos normativos legais aplicáveis, de promover a segurança rodoviária dos seus utilizadores e de reduzir os índices de sinistralidade rodoviária.

Esta operação insere-se numa iniciativa dos Serviços Europeus de Inspeção de Transportes, membros da Euro Contrôle Route (ECR), que levará a efeito um conjunto de ações de controlo deste tipo de veículos.

A liberalização do mercado do transporte de mercadorias, e a ausência de fronteiras terrestres, tem conduzido a um aumento da circulação de veículos pesados de mercadorias, sendo que no ano de 2018 a GNR registou 1.933 infrações, decorrentes da fiscalização de 2.830 condutores.

Durante a operação realizada este ano foram empenhados militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, que fiscalizaram 2 904 condutores e registaram um total de 1 853 infrações no âmbito do transporte de mercadorias.

Destas 394 estavam relacionadas com tacógrafos; 247 por excesso de peso; 107 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; 66 por falta de inspeção periódica obrigatória; 34 por deficiente acondicionamento e disposição da carga e 43 relacionadas com anomalias nos pneus.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *