Distrito de SetúbalDistritosPaísPalmela

Executivo da Câmara de Palmela reuniu na Lagoa do Calvo

A freguesia de Poceirão recebeu a última reunião pública descentralizada que integra o ciclo de Semana das Freguesias 2019, na Sociedade Recreativa e Instrutiva 1.º de Janeiro, em Lagoa do Calvo.

Depois de apresentar alguns dos assuntos e visitas que decorreram durante o dia, entre elas a novidade de que o Polidesportivo do Poceirão está em fase de relatório final e de audiência de interessados, “teremos a adjudicação dentro de quinze dias e esperamos iniciar a obra durante o Verão”, o presidente Álvaro Amaro referiu também que durante a tarde o vereador Adílio Costa reunião com o Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida porque “já nos constava que as extensões de saúde de Brejos do Assa e Poceirão estariam encerrados no período de Verão por falta de pessoal. Nessa reunião recebemos o compromisso por parte do ACES que apesar da falta de pessoal, está garantida a abertura destas no período de Verão.”

Vários munícipes participaram no período das suas intervenções, incluindo José Silvério, anterior presidente da Junta da União de Freguesias de Poceirão e Marateca.

Questões de mobilidade e acessos a vias principais, repavimentação e falta de limpeza e de iluminação pública em certas zonas, bem como equipamentos sociais para pessoas idosas e com deficiências na freguesia foram alguns dos temas abordados.

O presidente garantiu que “todas as obras previstas para o Poceirão estão em andamento, porque o que dizemos fazemos. Uma está já iniciada e as outras duas estão em processo para publicar em Diário da República.  Vamos fazendo os asfaltamentos conforme critérios de número de moradores e de habitações, entre outros.”

Acerca das necessidades de idosos, Álvaro Amaro explicou que a Câmara Municipal se candidatou a um processo de teleassistência para pessoas que vivam sozinhas precisamente para ser aplicado na freguesia.

Foram apresentadas duas moções, um voto de pesar pela morte de Rúben de Carvalho, e uma saudação às ginastas do concelho Ana Maria Bola, Lina Huon e Raquel Vicente pelos resultados obtidos no Campeonato Nacional.

As moções «Pela urgente construção do novo posto da GNR no Poceirão» e «Pela classificação das Freguesias de Marateca e Poceirão como Zonas Desfavorecidas e Rurais», e o voto de pesar foram apresentadas por Álvaro Amaro, a última devido ao facto destes dois territórios terem ficado excluídos do Plano de Desenvolvimento Rural 2020, de acesso ao Quadro Comunitário de Apoio, e a saudação pelo vereador Luís Miguel Calha. Todos os documentos foram aprovados por unanimidade.

Entre as informações prestadas pelo executivo, o vereador Miguel Calha relembrou que nos dias 28 a 30 de Junho realizam-se as Festas de S. Pedro da Marateca, e que após a pausa de um ano, regressa a Marcha de S. Pedro e a marcha infantil, celebração que integra a comemoração do aniversário da freguesia de Marateca.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *