AtualidadeCovid-19Distrito de LeiriaDistrito de LisboaPaísSociedade

Covid-19: Controlado surto relacionado com o coro do Santuário de Fátima

O foco de infeção que surgiu no coro do Santuário de Fátima está “praticamente controlado”, sem registo de novos casos pelo terceiro dia consecutivo.

Ao que o Diário do Distrito apurou, e de acordo com fonte ligada ao Santuário, “ainda se registam elementos do coro com teste Covid positivo e alguns com sintomas leves”, havendo outros com teste negativo, nomeadamente solistas, que após o “cumprimento da quarentena profilática” já voltaram a cantar nas celebrações.

Tanto no dia 12 como no dia 13 de julho, os cânticos das cerimónias da Peregrinação Aniversária foram executados por um número “bastante reduzido” de elementos, entre 3 a 4 pessoas, incluindo o organista.

O surto ligado ao coro do Santuário de Fátima teve no total 44 infeções, metade das quais entre membros do coro, não se registando nenhuma nova infeção desde o passado dia 11.

Em declarações ao jornal Região de Leiria, Maria dos Anjos Esperança, delegada de saúde pública do Médio Tejo, referiu que “a população de Fátima pode estar descansada. Dada a dimensão do coro e com contactos com o país inteiro, [o número de infetados] não é preocupante”.

O Santuário de Fátima foi um dos primeiros espaços de culto a implementar medidas para prevenir a propagação da doença, adiantando-se à própria Conferência Episcopal na suspensão das Missas com assistência do povo.

De 13 de março até 30 de maio deste ano, os fiéis puderam visitar o Santuário mas as celebrações diárias (Terço, Missas e até as celebrações Pascais) foram realizadas à porta fechada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, com transmissão pelos meios de comunicação social.

NOTÍCIA RECOMENDADA: Cardeal D. António Marto fala sobre o Segredo de Fátima


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *