Setúbal

Celebração em memória de D. Manuel Martins decorreu na Sé de Setúbal

publicidade

D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, presidiu à Eucaristia em memória de D. Manuel Martins, seu antecessor, e primeiro Bispo de Setúbal, na Sé de Setúbal, esta quarta-feira.

«Uma celebração carregada de memória e gratidão» foi como D. José Ornelas qualificou a celebração, relembrando que «D. Manuel Martins realizou o seu serviço na comunidade para a qual foi enviado como o mesmo espírito de missão e serviço com que foram enviados os apóstolos, vivendo numa plena ‘entrega ao Pai’, com compaixão e misericórdia.

Ele marcou a nossa Igreja, não só estando na origem desta Diocese, como também criando um sonho de missão, de Igreja participada, de uma Igreja que se renova.»

Nascido no dia 20 de janeiro de 1927, em Leça do Bailio, Matosinhos, Manuel da Silva Martins estudou no seminário do Porto e, mais tarde, na Universidade Gregoriana, em Roma.

Foi Pároco em Cedofeita, Vigário-Geral da Diocese do Porto e, em 1975, nomeado bispo da Diocese de Setúbal, onde permaneceu durante 23 anos, sendo substituído em 1998 por D. Gilberto Canavarro dos Reis.

Foi, também, presidente da comissão episcopal da Acção Social e Caritativa, da Comissão Episcopal das Migrações e Turismo e da secção portuguesa da Pax Christi. Faleceu a 24 de setembro de 2017, na sua terra natal.

No passado domingo, a Câmara Municipal de Palmela entregou a título póstumo a Medalha de Honra do Concelho de Palmela a D. Manuel Martins, que foi recebida na cerimónia por D. José Ornelas.

Fonte: Agência Ecclesia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui