Distrito de Setúbal

Autarquias da AML exigem reposição de carreiras aos TST

A Área Metropolitana de Lisboa e as Câmaras em cujos territórios os Transportes Sul do Tejo (TST) operam reuniram, no dia 8 de junho, com a Administração dos TST, no sentido de tentar encontrar um entendimento para superar os muitos problemas sentidos na resposta desta empresa concessionária do transporte público de passageiros na Península de Setúbal.

A competência de Autoridade de Transportes que, pelo Regime Jurídico do Serviço Público de Transportes passou para as autarquias foi, na generalidade dos municípios da Área Metropolitana de Lisboa, transferida para a AML.

Foi unânime, por parte de todos os municípios presentes na reunião, a identificação de muitas quebras na oferta do operador rodoviário, o que tem colocado em causa o serviço público prestado.

O argumento apresentado pelos TST, de que a diminuição da oferta deriva da diminuição de procura por parte dos utentes devido ao confinamento, decidido no quadro da prevenção da epidemia por COVID 19, não colheu junto das autarquias e da AML, que vincaram que o pagamento das suas contribuições para o passe social e financiamento do sistema foi escrupulosamente cumprido ao longo deste tempo, pelo que não é aceitável que o serviço não seja prestado.

A Câmara Municipal da Moita, fonte deste comunicado, exigiu a reposição imediata das carreiras 333, 410 e 312, «cuja falta tem colocado sérios problemas à mobilidade da população, bem como da melhoria da resposta».

A 30 de Abril o Diário do Distrito noticiava que os TST já tinham chegado a um entendimento com a AML quanto ao aumento das comparticipações financeiras, mas mesmo assim mantinha a decisão de continuar com o lay-off de trabalhadores.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *