Justiça

Aluno que planeou ataque à Faculdade de Ciências de Lisboa condenado a dois anos e nove meses de prisão em tratamento psiquiátrico

João Carreira, o estudante acusado de planear, em Fevereiro, um ataque terrorista na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foi esta segunda-feira condenado a dois anos e nove meses de prisão em tratamento psiquiátrico por detenção de arma proibida, tendo no entanto sido absolvido do crime de terrorismo.

Recorde-se que, em julgamento, que decorreu no Tribunal Criminal de Lisboa, o suspeito, de 19 anos, disse ter adiado o ataque por não ter “coragem de matar”, mas assumiu intenção de “esfaquear pessoas”.

João Carreira, que sofre de autismo e tem estado internado preventivamente no Hospital Prisional de Caxias, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) na posse de facas, uma besta e cocktails molotov, entre outro material perigoso adquirido na internet, tal como o próprio admitiu na primeira sessão de julgamento, no Campus da Justiça.

Jorge Pracana, o advogado de João Carreira, disse hoje que ainda vai analisar a decisão, mas mostrou-se satisfeito por o jovem ter sido absolvido dos crimes de terrorismo. “A justiça cumpriu o seu percurso e subscrevemos inteiramente a decisão. Era facto claro que as armas estavam lá e foram apreendidas, agora vamos verificar se há uma adequação da pena aos factos. Terei de analisar agora a decisão”, explicou aos jornalistas Jorge Pracana à saída do Campus da Justiça


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *