AgendaDestaquePalmelaReportagem

25.ª Mostra de Vinhos em Fernando Pó regressa ao formato presencial até 1 de Maio

Após um interregno e uma edição apenas em formato digital devido à pandemia de covid19, a Mostra de Vinhos em Fernando Pó regressa, na sua 25.ª edição, ao formato presencial.

Até ao dia 1 de Maio o visitante vai poder conhecer vários vinhos em exposição e participar em algumas iniciativas, “duas delas novidades desta edição, como o 1.º Concurso de Vinho Branco, e o 1.º Concurso de Provas Cegas do público”, conforme explicou Bruno Pedroso, presidente da Comissão Organizadora.

Bruno Cardoso agradeceu também às entidades “que nos apoiam ao longo destas edições, a Câmara Municipal de Palmela e a União de Freguesias de Poceirão e Marateca, além dos produtos e expositores”.

Foi também a presidente da União de Freguesias, Cecília Sousa, que deu as boas vindas ao público, e os parabéns “à Comissão Organizadora, por tão rapidamente terem conseguido colocar de pé mais uma edição da Mostra de Vinhos, que espero que muitos visitem e apreciem”.

Luís Calha, vice-presidente da Câmara Municipal de Palmela, também parabenizou “toda a equipa da Comissão por organizarem este evento e toda a vossa dedicação a Fernando Pó. Tenho muito orgulho em estar aqui e reencontrar caras conhecidas e amigos de quem estávamos privados do convívio.

Este é também um dia especial para a aldeia vinhateira de Fernando Pó, com o regresso da Mostra de Vinhos, que a pandemia, apesar de alguns limites, já nos permite.

E este evento é algo que a todos nos enche de orgulho por prestigiar a região e o concelho, bem como os nossos vinhos.”

Luís Calha referiu depois alguns aspectos “do valor cultural do vinho e da vinha, como herança patrimonial e um traço da nossa identidade colectiva”, bem como da importância deste com o turismo, frisando que “a pandemia acentuou a procura por lugares autênticos e com atmosfera, e daí a importância dos projectos de enoturismo que têm vindo a desenvolver-se na nossa região.”

O edil referiu ainda os novos projectos que se estão a delinear “como o projecto ‘Mosaico de Experiências’, e o PRR Comunidades, que farão a diferença no território e representam também novos desafios”.

Num momento de alegria, o vice-presidente quis também deixar uma palavra “para a catástrofe humanitária que nunca devia ter começado, e que através do vinho possamos deixar também um forte apelo à paz”.

Por fim garantiu que “a Mostra já é um evento de sucesso e será sempre uma aposta no futuro, para repetir e para continuarmos a construir”.

Uma Mostra de Vinhos para todos

Durante os próximos dias, os visitantes podem apreciar várias iniciativas, das quais a prova e exposição de vinhos e a atribuição do prémio ‘Escolha do Público’ são alguns dos pontos altos do evento, a par da gastronomia – com destaque para showcookings dinamizados pela ‘Alquimia dos Sabores’, ‘Fernão Pó Adega’ e a Escola Profissional da Moita – animação musical, provas de vinhos comentadas e iniciativas que promovem o enoturismo – ‘Rota das Vinhas do Pó By Road’ (30 de abril) e ‘Percurso pelos Jardins de Vinhas’ (1 de maio).

Consulte o programa aqui.

Os Bardoada animaram a abertura oficial da Mostra de Vinhos


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *