AtualidadeDestaqueEconomiaPalmelaReportagem

VW Autoeuropa assinala trinta anos em Portugal e anuncia novidades

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro António Costa e o ministro da Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, o embaixador alemão Martin Ney e o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, foram alguns dos convidados que estiveram esta manhã na cerimónia que assinalou os trinta anos da empresa VW Autoeuropa em Portugal, localizada em Palmela.

A cerimónia contou ainda com a revelação da versão renovada do SUV T-Roc, conforme o Diário do Distrito apresentou em directo, e que irá concentrar todas as atenções da Autoeuropa a partir do final de 2022.

O ainda diretor-geral da fábrica, Miguel Sanches agradeceu a todos pelo esforço colocado no desenvolvimento da empresa, “que foi à altura o maior projecto financeiro estrangeiro em Portugal. Ao longo destes trinta anos crescemos e tornámo-nos o motor na região e no país. E nestes últimos cinco anos a VW Autoeuropa transformou-se, marcando 2016 o ano da mudança, para alcançarmos em 2019 o recorde de unidades construídas”.

Miguel Sanches relembrou os problemas que a empresa enfrenta “com a escassez de material”, mas frisou o lançamento do novo modelo T-Roc, “que será o único modelo a ser produzido na Autoeuropa a partir do próximo ano”.

Outro anúncio foi feito por Alexander Seitz, um dos administradores da VW, o do investimento de mais 500 milhões de euros da marca na Autoeuropa nos próximos cinco anos.

“Nos próximos cinco anos pretendemos investir mais de 500 milhões de euros em produto, equipamento e infra-estruturas» referiu o responsável, que destacou ainda a importância da fábrica da Autoeuropa para a Volkswagen e para Portugal, e sua a preparação «para acompanhar a transformação da indústria automóvel com sucesso”.

O novo director-geral da empresa em Palmela, Thomas Hegel, deixou “uma palavra especial para todos os colaboradores” e garantiu que “irei dar o meu melhor”, frisando que se avizinham “mais novidades na indústria automóvel, como nenhum de nós ainda assistiu”.

António Costa optou por destacar “o potencial regenerador e o contributo da Autoeuropa na nossa economia, mas também para uma nova cultura empresarial focada na qualificação dos recursos humanos, na qual a Academia Atec é um exemplo, que tem sido replicado com sucesso”.

O primeiro-ministro garantiu ainda que “Portugal tem condições para ter uma posição liderante no mercado, com produção nacional, e a transformação que o país tem realizado, leva a que nos olhem de forma diferente, não apenas como um país com recursos humanos, mas um país com quadros qualificados”.

Por fim, Marcelo Rebelo de Sousa recordou a visita realizada por si e por António Costa, “há um ano e alguns meses, após o pior período da pandemia, para agradecer a todos por terem tido a resiliência e a resistência para não parar por completo, ao contrário do que aconteceu noutros países. E na altura não foi possível almoçarmos, mas fica a promessa de marcarmos nova data para o fazer.”

O Presidente da República apresentou depois um pequeno historial da implementação da Autoeuropa em Portugal, e congratulou-se com o novo investimento anunciado para a fábrica, sublinhando “o excelente entendimento e colaboração que sempre se verificou em relação à Autoeuropa, entre os responsáveis da Volkswagen, os sucessivos governos e também os autarcas.

Agora começa um novo futuro, para o qual podem continuar a contar connosco, porque temos de continuar lado a lado, porque o desenvolvimento só é possível com a capacidade de todos.”

E deixou ainda uma palavra para os trabalhadores, “que foram e são excepcionais, e podemos ver que embora decorra esta cerimónia, o trabalho não pára. E não parou durante a pandemia. E não vamos parar.

Em meu nome e dos portugueses, deixo um abraço para todos vós, que foram milhares ao longo destes trinta anos da VW Autoeuropa.”


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *