Parceiros
Agenda

Viseu XMAS RUN 2021 regressa às ruas de Viseu

A 7ª edição da caminhada e corrida 100% solidária acontece a 19 de dezembro. Receitas revertem para proporcionar experiências únicas a crianças e jovens carenciados do concelho.

- publicidade -

O Viseu XMAS RUN está de volta já no próximo mês de dezembro, no dia 19, e quer encher as ruas da cidade com o maior número possível de “Pais Natais”.

A apresentação do evento decorreu esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando de Carvalho Ruas, do Vereador do Desporto, Dr. Pedro Ribeiro, e dos Embaixadores do Desporto de Viseu, Mário Trindade e Tiago Ferreira.

Este evento, totalmente solidário, pretende envolver toda a comunidade, convidando-a e incentivando-a a dar um pouco de si aos que mais precisam. Para isso, basta que os interessados se inscrevam numa das modalidades: a caminhada, de cerca de 4 quilómetros, ou a corrida, a rondar os 10 quilómetros.

Este ano, o valor angariado com as inscrições reverterá para crianças e jovens do concelho de Viseu em situação mais desfavorecida, com o objetivo de concretizar sonhos e de lhes proporcionar experiências únicas.

A iniciativa contará com uma forte componente de voluntariado. Neste sentido, o Município desafia todos os viseenses que queiram participar desta iniciativa como voluntários a inscreverem-se através do email [email protected], enviando o seu nome e contactos.

“Sei que a solidariedade e entreajuda são valores que moldam o caráter dos viseenses e, por isso, estou certo que irão responder de forma entusiasta e positiva a este repto e causa”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando de Carvalho Ruas. “De realçar e agradecer, ainda, o envolvimento de várias instituições e entidades locais nesta organização que, mais uma vez, mostram o seu espirito solidário e tornam possível a realização deste evento”, concluiu o Presidente.

A grande novidade desta edição é o cuidado da organização no planeamento e de­finição de percursos mais acessíveis para que todas as pessoas, com ou sem limitações físicas, possam fazer parte deste grande evento. Na escolha do piso, por exemplo, privilegiaram-se as vias em alcatrão ou calçada reti­ficada, que permitirão uma circulação suave, confortável e segura.

Houve, ainda, a preocupação de delinear um percurso que privilegia a zona história, o núcleo urbano e as ruas com a decoração de Natal, em detrimento de zonas com maior afluência de trânsito como aquelas de acesso aos hospitais e grandes superfícies comerciais.

“Sendo esta uma iniciativa solidária, não poderíamos deixar de lado a sua vertente inclusiva. Estamos a trabalhar para que todos os viseenses possam participar da caminhada e corrida, com o menor número de obstáculos possíveis”, sublinhou o Vereador do Desporto, Dr. Pedro Ribeiro.

A abertura de inscrições para o Viseu XMAS RUN 2021 arranca na próxima semana, a 26 de novembro. Estas poderão ser realizadas numa plataforma online – que irá ser criada para o efeito – ou presencialmente, no Pavilhão Cidade de Viseu, Espaço de Juventude do Fontelo, ginásios parceiros ou junto das entidades parceiras envolvidas. O custo é de 5 euros para a caminhada e de 10 euros para a corrida, sendo que cada participante receberá um fato de Pai Natal.

O tiro de partida da caminhada e corrida 100% solidária está agendado para as 10H30, a partir do Rossio, mas os participantes poderão usufruir de uma aula de aquecimento, antes do início da partida, pelas 9H45, e outra de relaxamento, no ­fim da performance, pelas 11H15, ambas promovidas pelos ginásios parceiros desta iniciativa.

O Viseu XMAS RUN 2021 é uma iniciativa organizada pelo Município de Viseu e que conta com o apoio de várias empresas e entidades locais.


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? 
Subscreva no canal.
Já viu os nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que fazemos no seu distrito

- publicidade -


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo