Atualidade

Viseu | Projeto “Horta de Deméter” realiza hoje um balanço do seu primeiro ano na Quinta da Cruz

O projeto será apresentado este sábado e feito um balanço.

A Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu acolhe hoje, dia 27 de novembro, a iniciativa “Colheita de Deméter”, que celebra o trabalho desenvolvido ao longo de um ano, ao abrigo do projeto “Horta de Deméter”. Durante o dia, o programa de atividades, dirigido a toda a família e idades, desafia a participar de espetáculos de teatro e marionetas, workshops, idas à horta para acompanhar in loco o que por lá se tem feito e ainda a uma conversa, em jeito de síntese, sobre este projeto.

“Horta de Deméter” é um projeto de inclusão social, que cruza as artes da terra, da natureza e as questões ambientais, com as artes performativas e visuais, fomentando assim um espaço de criação livre e alternativo entre crianças, jovens e artistas, criadores e horticultores.

É um dos 16 projetos vencedores, que acolheu o apoio do Programa PARTIS & Art for Change, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação “La Caixa”, lançado em 2020, com o objetivo de apoiar “projetos inovadores que demonstrem o papel que as artes visuais, performativas ou audiovisuais podem desempenhar nos percursos de integração de pessoas em situação de maior vulnerabilidade social e na construção de comunidades mais coesas”.

É desenvolvido pela NICHO – Associação Cultural, em parceria com o Município de Viseu, através da Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, a Escola Superior Agrária de Viseu, o Lar Escola de Santo António, a Escola Secundária de Viriato, a ASSOL, entre outros.

Nesta programação que hoje se realiza, destaque para o espetáculo de teatro “A Donzela do Milho”, pelas 11 horas, na Sala da Lareira, que reflete as várias práticas, experiências e conhecimentos adquiridos e partilhados ao longo do último ano; a apresentação e visita à “Horta de Deméter”, com os participantes do projeto, pelas 12 horas; e as “Conversas com Deméter”, pelas 16H30, no qual será realizado um balanço deste ano de trabalho em rede, em prol da inclusão social e das artes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *