Atualidade

Vinte casos de ‘varíola dos macacos’ detectados em Lisboa e Vale do Tejo

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge identificou, esta quarta-feira, cinco casos da infeção ‘varíola dos macacos’ e de acordo com um comunicado emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), todos os casos ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Só em maio foram identificados mais de 20 casos suspeitos da doença, nos quais estão incluídos os confirmados hoje.

A nota enviada às redações refere que todos os casos, os suspeitos e confirmados, foram detectados em jovens do sexo masculino, que apesar de estarem estáveis, apresentam lesões ulcerativas.

A DGS explica que os sintomas a que se deve estar atento são «lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço.

Perante sintomas suspeitos, o indivíduo deverá abster-se de contactos físicos diretos.»

Portugal não é caso único na Europa, depois de, na segunda-feira, o Reino Unido ter anunciado que tinha sete casos identificados deste vírus.

O vírus, que está muito presente nos países da África Central e Ocidental é conhecido por ‘varíola dos macacos’ porque o vírus foi detetado pela primeira vez nesses animais.

A DGS informa que a doença é transmissível «a partir do contacto com animais ou ainda contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados», e adiantam que «a doença é rara e não se dissemina facilmente entre os seres humanos».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *