MundoPolítica

Vice-presidente da Argentina condenada a seis anos de prisão

A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, foi condenada a seis anos de prisão esta terça-feira, 6 de dezembro, pela justiça do país. A política foi declarada culpada num processo que investiga a sua atividade num esquema fraudulento enquanto presidente da nação argentina, entre 2007 e 2015.

De acordo com o Ministério Público argentino, tanto Kirchner como vários ex-colaboradores do seu Governo firmaram contratos milionários para obras rodoviárias que ficaram incompletas, além do seu valor estar altamente inflacionado e em alguns dos casos, não serem obras necessárias.

A denúncia acusa Kirchner de 51 licitações rodoviárias na província de Santa Cruz, localidade do seu falecido marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, e onde passaram grande parte das suas carreiras profissionais antes de progredirem para a política nacional.

No entanto, além de estar condenada, Kirchner tem imunidade constitucional que a protege legal e civilmente em caso de processo judicial. Assim, apenas poderá ser presa se for afastada por impeachment.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *