PaísPolíticaSaúdeSesimbraTurismo

Vai ser construída cobertura no aterro do Zambujal

Quatro anos depois do seu encerramento (por terem desrespeitado as regras impostas na sua criação), o aterro do Zambujal continua com o seu solo em combustão. Neste aterro existe a libertação de efluentes líquidos e gasosos. Este facto, acompanhado por um cheiro forte e incomodativo, preocupa os locais que não sabem se o ar que respiram é adequado para a saúde humana.

Não se sabe o que existe nessa terra, mas alguns populares levantam a possibilidade de um dos cheiros sentidos ser o de acetona. Espera-se o início do julgamento dos responsáveis e depois de um estudo, o Ministério do Ambiente anunciou um conjunto de medidas para resolver o problema ambiental que temos em pleno Parque Natural da Serra da Arrábida. Do Plano de Recuperação apresentado para o aterro ilegal, que fica na antiga pedreira, destaca-se a construção de uma cobertura para garantir que os resíduos depositados não sejam prejudiciais para as populações.

Os mesmos serão monitorizados. Segundo o Ministério do Ambiente e Ação Climática, a solução que será adotada é a «mais benéfica, por comparação à solução da remoção dos resíduos». A associação Zero pede que o ministério indique as características dos resíduos, a origem dos fumos que são emitidos e a qualidade do ar.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *