BarreiroDistrito de SetúbalDistritos

Utentes do Barreiro entregam petição na AR pela construção de centro de saúde

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro – CUSP entregou hoje na Assembleia da República uma petição com cerca de 4.300 assinaturas, pela construção de um novo centro de saúde no Alto do Seixalinho, tendo sido recebidos na Presidência da Assembleia da República pela vice-presidente e deputada Teresa Caeiro.

Em comunicado, a Comissão de Utentes referiu que já luta por esta causa há dez anos, depois de ter encerrado a unidade de saúde na Avenida do Bocage, que obrigou à transferência de mais de 15 mil utentes para a unidade de saúde da Quinta da Lomba.

Perante o descontentamento da população, foram reunidas cerca de 4.300 assinaturas numa petição que exige a construção de um novo centro de saúde no Alto do Seixalinho, a qual foi entregue hoje na presidência da Assembleia da República.

Já em fevereiro, a Comissão de Utentes tinha realizado uma tribuna pública pela construção de um novo centro de saúde, defendendo que o da Quinta da Lomba obriga a uma maior deslocação em transportes, numa rede que «não é suficientemente eficiente», além da sobrelotação que causou a essa unidade de saúde.

No comunicado emitido pela CUSP é referido que « em Janeiro a Câmara do Barreiro (PS) anunciou, em reunião pública do executivo, que estava disposta a investir na construção de um novo centro de saúde no Alto do Seixalinho, tendo aprovado uma candidatura a um protocolo de cooperação com a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo.

Esta parceria visa que a autarquia fique responsável pelos encargos de construção, num terreno junto à urbanização da Escavadeira, no Alto do Seixalinho, enquanto a ARS comparticiparia os equipamentos e recursos.»

A CUSP informa ainda que «solicitámos uma audiência à Comissão Parlamentar de Saúde. E a senhora vice-presidente aceitou interceder junto da referida Comissão no sentido de se poder realizar a mesma, sem prejuízo da agenda ou de pedidos semelhantes.

Também no decorrer da audiência, a CUSPAS informou que fazemos regularmente, encontros com a população sobre a questão da Saúde entre outros temas e a Dra. Teresa Caeiro sugeriu que convidássemos, também, a ARS Lisboa e Vale do Tejo para se inteirar das preocupações das populações.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *