Atualidade

Universidade NOVA de Lisboa atribui título Doutor Honoris Causa a Germano de Sousa e a Gouveia e Melo

A Universidade NOVA de Lisboa atribuiu, esta quinta-feira, o título Doutor Honoris Causa a Germano de Sousa e a Henrique Gouveia e Melo, numa cerimónia presidida pelo Reitor da NOVA, João Sàágua.

O padrinho dos laureados foi Jaime Branco, diretor da NOVA Medical School (NMS).

«O Professor Germano de Sousa é um dos mais importantes médicos na especialidade da Patologia Clínica e a ele devemos muito do conhecimento que temos nesta área» referiu João Sàágua, Reitor da NOVA.

«Dedicou a sua vida não só à prática clínica como também à investigação tendo sido docente na NOVA Medical School, o que muito nos orgulha.»

Em relação ao Vice-Almirante Gouveia e Melo, o Reitor da NOVA frisou que «conseguiu algo louvável, uniu todos os portugueses num dos momentos mais complicados da nossa história moderna. O sucesso do programa de vacinação contra a Covid-19 muito se deve ao seu discurso agregador e conciliador e à sua força inabalável».

O Doutoramento Honoris Causa é uma prática tradicional com grande significado na vida académica e o prestígio da universidade que o atribui é simultaneamente enriquecido pela eminência do mérito das personalidades que assim ficam associadas ao seu corpo de doutores. Desde a sua fundação a Universidade NOVA de Lisboa já distinguiu mais de uma centena de personalidades com o título Doutor Honoris Causa.

Germano de Sousa é Médico Patologista Clínico e a ele se deve a evolução desta especialidade em Portugal, a modernização do currículo e da formação à luz das melhores práticas internacionais. 

Foi Bastonário da Ordem dos Médicos e distribuiu grande parte da sua vida entre o hospital, a universidade e a atividade laboratorial privada.  Teve uma intensa carreira hospitalar, na prática clínica e em cargos de gestão. Simultaneamente, foi docente em várias faculdades, com destaque para a NMS, à qual consagrou grande dedicação, apoio e prestígio. Entre variados contributos, criou o Mestrado em Patologia Química, o primeiro curso de Mestrado da instituição, e coordenou o Gabinete de Estudos Pós-Graduados. É Fundador e Presidente do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa.

Henrique Gouveia e Melo destaca-se pelo caminho que percorreu no contexto da Marinha portuguesa, onde ingressou com 19 anos como Cadete na Escola Naval, e recentemente foi coordenador da Task Force de vacinação para combate à COVID-19.

Gouveia e Melo foi promovido a Vice-Almirante em 2017, ano em que passou a exercer as funções de Comandante Naval e, em acumulação, as funções de Comandante da força naval EUROMARFOR, que integra meios portugueses, espanhóis, franceses e italianos. Foi também Relações-Públicas e porta-voz da Marinha, Diretor de Faróis e Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos. É atualmente o Oficial da Marinha de Guerra Portuguesa, no ativo, com mais horas de navegação (32.000) e com mais horas de imersão (20.000). É Comendador da Ordem Militar de São Bento de Avis e Comendador da Ordem do Mérito Marítimo de França.

Fonte: Universidade NOVA de Lisboa


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *