Mundo

Ucrânia | Imagem de Nossa Senhora ‘decapitada’ vai ser restaurada

Para os padres a restauração da imagem é um factor simbólico e tem um significado especial.

O ataque sofrido no Seminário do Coração de Jesus, em Vorzel, perto de Kiev, acabou com a imagem de Nossa Senhora de Fátima que estava naquele seminário [ nada tem haver com a imagem peregrina do Santuário de Fátima ] e que foi alvo dos ataques por parte das tropas russas, vai ser restaurada pelos próprios padres do Seminário.

A imagem não escapou aos estilhaços de uma bomba que os russos lançaram dentro das instalações do Seminário do Coração de Jesus, ficando decapitada. O Santuário de Fátima ao conhecer o sucedido, prontificou-se a enviar uma nova imagem para os seminarista, mas o ato português foi recusado por parte dos padres de Vorzel, afirmam que a imagem agora ferida pela guerra, tem um significado especial para todos eles. “Agradecemos muito o gesto de todos os portugueses e em especial do Santuário de Fátima, mas penso que esta relíquia, se a conseguirmos reparar, tem um especial simbolismo. Esta imagem tem um valor especial para todos nós“, disse o padre Ruslan Mykalkiv em declarações ao CM.

Inicialmente pensava-se que os danos tivessem sido provocados por atos de vandalismo aquando da invasão das tropas russas ao seminário, mas, pelos estragos causados nas janelas e pelo número de fragmentos que se encontravam no refeitório, foi fácil de concluir que a imagem decapitada também foi alvo desses mesmos estilhaços.

O edifício foi alvo de pilhagem por parte das tropas russas, que depararam-se com um edifício vazio, porque os padres abandonariam o espaço a 10 de março, com o intensivo bombardeamento que a região sofrera, dentro das pilhagens regista-se roupas, computadores, micro-ondas e máquinas de lavar, mas o roubo mais pesado foi o do cálice que lhes tinha sido oferecido em 2001, pelo então Papa João Paulo II.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *