Covid-19Justiça

Triagem prévia para sintomas de covid-19 antes de consultas de saúde oral

A Direção-Geral da Saúde (DGS) já publicou uma orientação sobre os procedimentos a adotar em clínicas, consultórios ou serviços de saúde oral dos cuidados de saúde primários, setor social  e  privado,  em  contexto  de  pandemia  de  COVID-19, com efeitos a partir desta segunda-feira.

Devido à proximidade com os utentes, os profissionais de saúde oral estão expostos a gotículas respiratórias e a aerossóis que podem ser criados durante os procedimentos, tornando o gabinete de consulta uma potencial fonte de transmissão do vírus.

Por isso, lê-se no documento, medidas adicionais devem ser tomadas para assegurar uma minimização da transmissão deste vírus.

Nesta  fase,  nenhum  atendimento  presencial  deve  ser  efetuado  sem  um  contacto  prévio  por telefone, email ou outro meio.

Adicionalmente, deve ser atualizado o Plano de Contingência e dada formação/informação a todos os profissionais.

A orientação estabelece os procedimentos gerais a adotar pelas clínicas e consultórios, bem como na triagem.

«Antes da realização da consulta deve ser feita uma triagem prévia, por via remota, para que o utente seja avaliado quanto à presença de sintomas sugestivos de COVID-19», refere o documento, acrescentando que se existirem sintomas sugestivos de infeção, a consulta não deve ocorrer.

Esta publicação explica também aos profissionais os  procedimentos  que  devem  ser  realizados  antes  da  consulta, durante a consulta e após a consulta, e as especificações relativas aos equipamentos de proteção individual e à limpeza e desinfeção dos espaços.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *