DestaquePaís

Três sismos de magnitude acima de 5.0 perto da Ilha do Corvo

Entre as 21 horas e as 21h23 desta segunda-feira foram registados três sismos de magnitude igual superior a 5.0 na escala de Richter a Norte dos Açores, perto da Ilha do Corvo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou o primeiro sismo de 5.0 perto da ilha do Corvo, nos Açores. O abalo ocorreu pelas 20h59 locais, 21h59 em Portugal Continental. Poucos segundos mais tarde, a primeira réplica atingiu os 5.2 de magnitude. A terra tremeu novamente na mesma zona, cerca de 25 minutos depois. Desta vez, a segunda réplica chegou aos 5.1.

O IPMA informa em comunicado que o epicentro localizou-se a cerca de 490 km a Norte-Nordeste da Ilha do Corvo. Deste modo, segunda-feira ocorreram três sismos na Dorsal do Atlântico Norte.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

Recorde-se que, desde o dia 19 de Março, tem-se registado na ilha açoriana de São Jorge uma atividade sísmica acima do normal, que registou mais de 36 mil abalos desde o início da crise sismo-vulcânica na região.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *