Atualidade

Três candidatos à Presidência têm de ‘suprir’ irregularidades, cinco foram ‘aprovados

O Tribunal Constitucional (TC), num acórdão hoje divulgado no seu site, os juízes do Palácio Ratton anunciam ainda a admissão, desde já, de cinco candidaturas à Presidência da República: a de João Ferreira, Marisa Matias, Marcelo Rebelo de Sousa, Vitorino Silva e Ana Gomes, depois de analisados os respetivos processos.

No entanto o TC detetou irregularidades nos processos de candidatura a Presidente da República dos candidatos André Ventura, Tiago Mayan Gonçalves e Eduardo Baptista, que terão dois dias para “suprirem” essas falhas.

No caso da candidatura do deputado e líder do Chega André Ventura a Belém «não consta a indicação da profissão»; na de Tiago Mayan Gonçalves, fundador e dirigente da Iniciativa Liberal, falta do número do documento de identificação do mandatário e do número de assinaturas legalmente exigidas, um mínimo de 7.500; e quanto ao cidadão Eduardo Baptista, o TC refere várias faltas no processo, em que apenas constam «regularmente instruídas» as declarações de propositura de seis cidadãos eleitores.

Além disso, não consta o número completo do documento de identificação, a certidão negativa do registo de tutela ou outra prova de que está no gozo de todos os direitos civis e políticos, o certificado do registo criminal e o número completo do documento de identificação do mandatário, bem como domicílio em Lisboa para efeitos de notificação do mesmo.

Por esse motivo, o acórdão determina «a notificação imediata dos mandatários dos candidatos André Claro Amaral Ventura, Eduardo Nelson da Costa Baptista e Tiago Pedro de Sousa Mayan Gonçalves para, no prazo de 2 dias, suprirem as irregularidades acima identificadas relativamente aos candidatos respetivos».

Uma vez que o acórdão está datado de 28 de setembro, segunda-feira, as três candidaturas terão até quarta-feira para responderem às exigências do Tribunal.

A ordem dos candidatos que constará dos boletins de voto para as eleições que vão ter lugar a 24 de Janeiro, já foi sorteada na segunda-feira e será a seguinte: em primeiro lugar, Eduardo Baptista, seguindo-se Marisa Matias, Marcelo Rebelo de Sousa, Tiago Mayan, André Ventura, Vitorino Silva, João Ferreira e Ana Gomes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *