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Transtejo | Navios elétricos previstos para abril de 2022 devem chegar entre dezembro e junho de 2023

A Transtejo revelou que dos dez navios elétricos previstos para a travessia do Tejo, que representam um investimento de 52,4 milhões de euros, quatro estão previstos ser entregues «entre dezembro de 2022 e junho de 2023».

A entrega dos quatro primeiros navios da nova frota elétrica da Transtejo, que assegura ligações fluviais entre a Margem Sul e Lisboa, está prevista para o período entre dezembro deste ano e junho de 2023, segundo a empresa em resposta a questões colocadas pela Lusa.

Outros quatro navios «chegarão até final do ano de 2023 e os últimos dois navios, que completam o projeto, serão recebidos em 2024».

De acordo com a empresa, a entrada ao serviço dos novos navios elétricos «ocorrerá após a sua chegada e a formação das respetivas tripulações».

Apesar destas inovações, a Fectrans – Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações, acusa que «a Transtejo já tem navios novos (do concurso de navios elétricos), mas por falta de baterias os mesmos estão imobilizados».

Nos vários comunicados que têm vindo a ser divulgados, relacionados com as greves parciais dos trabalhadores da empresa, a estrutura sindical frisa que «na Transtejo, apesar do investimento de 10 novos navios eléctricos, não se sabe quando começam a operar, já que subsistem problemas com o sistema de carregamento das baterias» adiantando que «a cada dia que passa, mais navios vão ficando imobilizados pela falta de materiais e/ou falta de planeamento da gestão da frota».

O Diário do Distrito contactou a Transtejo no dia 15 de Julho a solicitar esclarecimentos acerca deste assunto, mas até ao momento não obtive qualquer resposta.

O contrato de fornecimento dos dez navios foi assinado no dia 29 de janeiro de 2021 com o estaleiro asturiano Gondán, S.A., decorrente do concurso público internacional lançado em fevereiro de 2020, que decorreu do concurso público internacional, o maior até hoje a nível mundial, teve o valor global de 52.440.000 euros.

A frota de navios é ambientalmente sustentável, dotada de um sistema de propulsão 100% eléctrico, com consumos energéticos inferiores às dos navios atuais e sem emissões de GEE, especificamente concebidos para as necessidades de operação da Transtejo.

De acordo com o caderno de encargos, a Transtejo deveria receber o primeiro barco elétrico em abril de 2022 e mais três embarcações entre 1 de julho e 31 de agosto de 2022.

Entre 1 de janeiro e 28 de fevereiro de 2023 está prevista a entrega de mais quatro navios e os últimos dois têm de ser entregues no início de 2024.


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