Parceiros
País

TRANSPORTES – Comboios com nova paralisação sexta-feira

Os sindicatos dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP) marcaram uma greve para sexta-feira porque exigem negociar o contrato coletivo e exigem «respostas às propostas sindicais tanto da parte da empresa como do Governo» em relação à negociação do acordo coletivo, disse o coordenador do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF), José Manuel Oliveira, à Lusa.

«A empresa e o Governo pretendem fazer uma negociação sem a valorização salarial e profissional dos trabalhadores, e nesta altura há uma grande distância” entre as posições dos sindicatos e da IP para que seja possível um acordo».

Segundo José Manuel Oliveira, além dos aumentos salariais, em causa estão divergências sobre matérias como a duração do tempo de trabalho, o repouso e descanso semanal ou a regulamentação de carreiras.

 

Previsão de perturbações no serviço

 

Este é um protesto que deverá provocar, novamente, «fortes perturbações» na circulação de comboios, advertiu esta segunda-feira a CP – Comboios de Portugal na sua página.

«Por motivo de greve convocada por organizações sindicais da Infraestruturas de Portugal [gestor da infraestrutura ferroviária], a CP informa que se preveem supressões em todos os serviços no dia 12 de Outubro» refere o comunicado.

Neste a CP informa também que «não serão disponibilizados transportes alternativos», a menos que venham a ser definidos serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social, altura em que irá actualizar a informação.

Quem já adquiriu bilhetes para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional, Regional e Celta que não se venham a realizar devido à greve, a CP afirma que a empresa «permitirá o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos»



Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Siga-nos no Feedly, carregue em seguir (follow)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.