Distrito de SetúbalDistritosMontijo

Tradição e modernidade nas Festas Populares de S. Pedro no Montijo

A edição de 2019 das Festas Populares de S. Pedro, no Montijo, foram apresentadas esta tarde e o Salão Azul da Casa Mora foi pequeno para todos os que quiseram marcar presença e ouvir as novidades apresentadas para este ano.

Com uma breve actuação da «Charanga da Rambóia» que interpretou o «Hino das Festas de S. Pedro» e outros temas ligados à tradição tauromáquica, o momento contou depois com as intervenções do presidente da edilidade, Nuno Canta, e do presidente da Comissão de Festas, José Manuel Santos.

Das novidades das Festas deste ano, que vão ter lugar de 26 de Junho a 1 de Julho, destaca-se o regresso de três touros nas largadas na zona norte da cidade; 7 marchas exclusivas do concelho, 2 delas infantis, que vão desfilar unicamente entre o Largo da Sibéria e a Avenida dos Pescadores; a presença pela primeira vez da Charanga das Festinhas, além da Charanga da Rambóia; uma exibição cinotécnica por elementos da BA6 e ainda a presença da imagem padroeira de Canha, Nossa Senhora das Oliveiras, na procissão, “que tentaremos tornar possível este ano” segundo Nuno Canta, novidade que foi recebida com fortes aplausos pelos presentes.

Este ano a comparticipação financeira da Câmara Municipal é de 200 mil euros, segundo Nuno Canta “no seguimento também do aumento de apoios que a autarquia deu a todas as festas das freguesias”.

O autarca agradeceu a todos pelo esforço da realização das Festas, “da Comissão até às senhoras que fazem as flores que embelezam os becos dos pescadores, passando pelo movimento associativo, trabalhadores e executivo da Junta de Freguesia do Montijo e Afonsoeiro e pelos jornalistas, que todos os dias trabalham para que tenhamos uma imprensa livre e que sirva verdadeiramente a democracia”.

Destacando o carácter tradicional das Festas “memória do nosso povo, que assim honra as suas tradições e memórias, e que impõe o Montijo na península de Setúbal, tornando estas umas das mais importantes festas da margem sul do Tejo. Mas também têm um desafio de modernidade, porque o Montijo é um concelho aberto ao mundo e acolhe toda a gente, pelo que temos de procurar também agradar essas novas gentes com um programa que homenageia toda a população.”

O edil referiu depois do programa as duas procissões, a diurna e a nocturna; a romaria da Lavagem do Senhor dos Aflitos; “os nossos arraiais aos quais é impossível escapar de tal forma estão espalhados pela cidade; os petiscos e caldeiradas; e a tradição taurina, “pelo que temos uma escolha variada e ecléctica para os montijenses, forasteiros e turistas que nos visitem”.

Luís Represas e Anselmo Ralph são os grandes nomes do cartaz, além de Belito Campos, que irá actuar na noite da Rádio Popular FM.

Na sua intervenção José Manuel Santos frisou que “o trabalho da Comissão de Festas começa logo no final de Fevereiro e obriga a um grande envolvimento e dedicação”, deixando um agradecimento “a todos os elementos da Comissão que souberam ultrapassar todas as dificuldades que se nos deparam à medida que vamos organizando o programa”; às tertúlias tauromáquicas “sem as quais se calhar já nem largadas existiam”; aos Batucando “connosco desde o início e que tanto têm feito pela expansão da percursão no concelho”.

Destacou também “o momento da inauguração das Festas, que terá lugar no dia 26 de Junho pelas 18h00 junto ao edifício dos Paços do Concelho e que deverá ser dos mais marcantes das Festas, pela participação do Movimento Associativo” e o momento de encerramento, “com Anselmo Ralph, às 22h00, de forma a permitir que o fogo-de-artificio decorra pontualmente a partir das 00h00, algo que durante anos não foi conseguido”.

Por fim deixou agradecimentos à PSP, à Protecção Civil Municipal, aos Bombeiros e à Cruz Vermelha, “que garantem a segurança de todos, o que é a nossa maior preocupação”.

Outra novidade este ano é o cariz solidário que a Comissão de Festas vai incluir, através da dádiva que foi feita à CERCIMA de 600 chapéus de palha alusivos às Festas e que serão vendidos pela instituição por 2 euros, “uma forma de ajudarmos no projecto que a CERCIMA tem para construir um alojamento para os seus utentes”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *