Atualidade

Trabalhadores das Misericórdias em greve a 15 de Outubro

Os trabalhadores das Misericórdias vão estar em greve no próximo dia 15 de Outubro, quinta-feira, e realizar uma concentração às 11h30 na sede da UMP – União das Misericórdias Portuguesas, em Lisboa.

Em causa está o aumento dos salários de todos os trabalhadores e a valorização da carreira profissional de todos os trabalhadores da ‘linha da frente’, conforme explica o CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal em nota enviada às redações.

«Num ano e num momento em que tanto se fala dos trabalhadores essenciais, dos trabalhadores da Linha da Frente, é necessário que haja a coragem para valorizar as carreiras profissionais de quem, num momento particularmente difícil, não abandona utentes, trabalha no limite das suas forças e capacidades, dando o melhor de si para cuidar dos que mais necessitam.»

Segundo o CESP «os salários das Ajudantes de Lar, com 5, 10, 15, 20, 25 e mais anos de antiguidade nas instituições, é o Salário Mínimo Nacional. As diuturnidades não são pagas. A especialização destes trabalhadores não é valorizada. Desde há pelo menos 4 anos que os salários da generalidade dos trabalhadores não são aumentados.

Apesar de cumprirem exemplarmente o seu papel, os seus direitos colectivos são atropelados todos os dias pelo Governo PS e Direcções das Misericórdias.»

O sindicato acusa ainda que «os trabalhadores das Misericórdias foram obrigados pelo Governo e Instituições a trabalhar 10, 12, 24 horas seguidas, 7 ou 14 dias consecutivos. Até ao momento nenhum recebeu o trabalho suplementar devido. Os trabalhadores foram, também, impedidos de gozar férias, de rescindir contratos de trabalho e até de prestar assistência aos seus filhos.

Por tudo isto, os trabalhadores fazem greve dia 15 de Outubro e irão concentrar-se à porta da sede da União das Misericórdias Portuguesas às 11h30, em Lisboa.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *