Mundo

Tourada não será Património Imaterial da Humanidade

A proposta de reconhecer as touradas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura pedido pela associação espanhola International Tauromaquia Association, não irá acontecer.

A associação havia alegado a «necessidade de salvaguarda urgente» mas o eurodeputado Francisco Guerreiro avançou que obteve a informação por «uma fonte interna da UNESCO», que lhe indicou que o assunto não chegará a ser debatido nem pelo secretariado, nem pela comissão responsável.

A decisão surge depois da UNESCO questionar o governo Espanhol sobre a urgência da classificação por iminência do desaparecimento da atividade no país, sugestão que foi liminarmente rejeitada pelo executivo Espanhol.

Segundo Francisco Guerreiro «a UNESCO fez o seu trabalho e percebeu que não há qualquer risco de extinção da indústria tauromáquica, em Espanha, logo o principal argumento utilizado pela International Tauromaquia Association era falso. Infelizmente, a prática vai manter-se, mas felizmente, não será distinguida pela UNESCO».

O assunto iria ser discutido na 15.ª sessão da Comissão para a Proteção do Património Cultural Imaterial da UNESCO que vai decorrer de 14 a 19 de Dezembro, na sede da organização em Paris, e onde serão discutidas 54 propostas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *