AtualidadeSantarém

Tiragem da Cortiça já é Património Cultural Imaterial de Coruche

A Câmara Municipal de Coruche informa que já foi publicada em Diário da República a inscrição da manifestação «Tiragem da cortiça no concelho de Coruche» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (www.matrizpci.dgpc.pt).

A inscrição da tiragem da cortiça espelha critérios que destacam a sua importância enquanto reflexo da respetiva comunidade e da articulação com as exigências de desenvolvimento sustentável e respeito mútuo entre comunidades, grupos e indivíduos.

A inscrição surgiu no âmbito do projeto âncora «Estrutura de coordenação e gestão da parceria da EEC Provere O Montado de Sobro e Cortiça 2014-2020», foi remetido à Direção-Geral do Património Cultural a 13 de Junho de 2018 e, após período de consulta pública que terminou a 15 de outubro de 2021, viu agora a sua aprovação concluída com sucesso.

«A tiragem da cortiça, ou descortiçamento, é a operação pela qual se extrai a cortiça do sobreiro; é o saber-fazer associado à separação da camada de cortiça que acompanha o ciclo de crescimento do sobreiro – sem consequências na vitalidade da árvore e permitindo a sua regeneração cíclica e integral – e que caracteriza a atividade do tirador, a quem se exige grande responsabilidade e elevado grau de especialização» explica a autarquia.

«Trata-se de uma atividade sazonal que se realiza fundamentalmente entre os meses de maio e agosto durante a fase mais ativa do crescimento vegetativo da árvore. Com esta candidatura, o Município de Coruche, que se assume como Capital Mundial da Cortiça, preserva, salvaguarda e valoriza a arte da tiragem e do tirador.»



Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Siga-nos no Feedly, carregue em seguir (follow)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.