AtualidadeDestaqueDistrito de LisboaDistritosTV e Cinema

Terreiro do Paço ‘invadido’ por chaimites

Passados 46 anos sobre a Revolução, dois chaimites voltam ao Terreiro do Paço sob o comando do ator Tomás Alves, no papel de Salgueiro Maia, para a rodagem do filme de Sérgio Graciano, que conta a vida do capitão de Abril.

As filmagens de “Salgueiro Maia – O Implicado” foram retomadas há cerca de duas semanas, depois de mais de dois meses paradas devido à pandemia covid-19, tendo sido gravada, no passado domingo, uma das cenas emblemáticas do 25 de Abril, quando os blindados, vindos de Santarém, montaram cerco aos ministérios, no Terreiro do Paço, em Lisboa.

A cena entre Tomás Alves e Paulo Calatré, interpretando o Brigadeiro Junqueira dos Reis, 2º comandante da Região Militar de Lisboa, que se mantinha leal às forças da ditadura, foi gravada em vários “takes”, sob o olhar atento do realizador e de toda a produção do filme com um adereço comum a todos: as máscaras.

Só mesmo durante as gravações é que atores e figurantes são dispensados do seu uso. Fora isso, impõem-se sempre as novas regras para a produção de cinema e audiovisual em Portugal e em tempos de covid-19.

Até no frente-a-frente de Salgueiro Maia e Junqueira dos Reis, as regras de distanciamento são para serem cumpridas. O brigadeiro exige ao capitão de Abril, de lenço branco na mão, que se renda, e ordena também ao cabo, no topo de um blindado , que dispare sobre Salgueiro Maia. O resto da cena como todas outras é para serem vistas em breve.

Salgueiro Maia que comandou a coluna militar desde a Escola Prática de Cavalaria, instalada em Santarém, e que ocupou a Praça do Comércio a 25 de Abril de 1974, viria a morrer a 03 de abril de 1992, tinha 47 anos.

O filme é uma coprodução com a RTP e a Colombiana 11:11 Films & TV e tem apoios do Instituto do Cinema e do Audivisual, do Turismo de Portugal e da Câmara de Lisboa.

[themoneytizer id=”61056-28″]

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *