Cantinho da BicharadaPaís

Taxa dupla para animais de estimação cai por iniciativa do PS

O PS deixou cair a proposta que obrigaria os tutores de animais de estimação a pagar uma licença anual obrigatória, passando a pagar apenas um único registo na Junta de Freguesia, sem renovação anual como actualmente acontece com os cães. Nos anos seguintes os gatos ficam de fora e o licenciamento será obrigatório só para cães.

Por outro lado, quem adoptar em centros de recolha de animais ou tiver insuficiência financeira ficará isento desta licença, bem como as sociedades zoófilas e as entidades públicas no quadro de políticas de sensibilização ou de educação para o bem-estar animal, informa o Jornal de Negócios.

Desde Outubro que o registo de animais de companhia no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), vai passar a ser também válido como licença, no caso dos gatos e furões, o que significa que nesse primeiro ano, não há necessidade do licenciamento na Junta de Freguesia de residência dos tutores e o registo continuará a ser efetuado nos médicos veterinários.

Nos seguintes anos será obrigatória a obtenção da licença anual nas juntas mas apenas para os cães, excepção feita aos ‘cães perigosos ou de raça potencialmente perigosa’, para os quais a licença anual continuará a ser obrigatória desde o registo.

A proposta de alterações ao Orçamento do Estado (OE) para 2020 foi entregue no Parlamento pelo PS e que será votada esta quarta-feira na especialidade, substituindo outra que causou enorme polémica e que obrigava ao pagamento de duas taxas – a do SIAC e a das juntas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *