País

Tarifas da água devem aumentar

A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) calcula que parte da tarifa que chega aos consumidores, a tarifa em alta, deve ser actualizada, em média, em torno dos 2% em 2023.

A presidente da ERSAR Vera Eiró explicou, em declarações ao jornal Eco, que “os custos na baixa são diferentes e podem justificar aumentos tarifários superiores”, sublinhando que a decisão cabe aos municípios, já que o regulador, no que respeita às tarifas, tem apenas o papel de recomendar de acordo com a avaliação que faz de cada uma das entidades gestoras em baixa.

“Temos o sector dividido em alta e em baixa. A alta está relacionada com a captação e tratamento na origem. Depois chega à baixa, para os municípios distribuírem pelos consumidores”, explicou Vera Eiró.

Os 2% que a entidade estima como aumento, que deveria acontecer em alta, correspondem à inflação associada a estes serviços, mas também à evolução contínua e aperfeiçoamento dos serviços, uma vez que “há actividades que têm que ser desenvolvidas e que vão implicar maiores custos de operação, tanto na área do abastecimento de água, saneamento, mas também de gestão de resíduos urbanos”, concluiu.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *