Covid-19Nacional

Surto no Lar de Mós em Moncorvo com infeção de 13 utentes e seis funcionários

- publicidade -

Um surto provocado pelo novo coronavírus infetou 19 pessoas no Lar de Mós, no concelho de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança, disse hoje à agência Lusa o responsável pela instituição, Luís Lopes. 

“Temos 19 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus. Destes 19 casos de infeção pelo SARS-CoV-2, 13 são utentes, cinco são auxiliares e uma é profissional de saúde. Estes resultados foram conhecidos, após uma testagem de despiste a 35 pessoas que trabalham no lar”, indicou Luís Lopes.

Segundo o responsável, há também a registar “17 casos negativos” para infeção provocada pelo novo coronavírus, SARS-CoV-19.

“Os utentes que testaram negativo, estão separados em alas distintas da instituição, e os funcionários cumprem isolamento profilático nos seus domicílios”, disse Luís Lopes.

O primeiro caso de covid-19, no Lar de Mós foi detetado há uma semana, no dia 22 novembro. 

O espaço onde funciona o lar também “já foi descontaminado”.

Na quarta-feira, todos os utentes e funcionários do Lar voltam a fazer testes à covid-19, por indicação da autoridade de saúde.

Na valência de Centro de Dia e apoio domiciliário foram testados oito utentes “que deram negativo para o novo coronavírus.

O lar conta com apoio de uma equipa de emergência deslocada pela Segurança Social, composta por dois auxiliares e um profissional de saúde.

Segundo o último boletim epidemiológico emitido na sexta-feira pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, o concelho de Torre de Moncorvo registava 72 casos ativos de covid-19.

Portugal contabiliza pelo menos 4.427 mortos associados à covid-19 em 294.799 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 08 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo, e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

- publicidade -


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo