Atualidade

STAL convoca greve da Função Pública e manifestação nacional

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) convocou para o dia 20 de Maio, sexta-feira, uma greve e manifestação nacional que tem início pelas 14h30 no Marquês de Pombal até à Assembleia da República.

O STAL aponta para o motivo do protesto «o silêncio do governo PS sobre as nossas propostas, que opta por não dar resposta efectiva aos problemas dos trabalhadores, e insiste em anunciar e implementar medidas que os agravam» e exige «respeito e soluções para os problemas».

Entre as reivindicações do STAL estão «o aumento os salários em 90€ para todos os trabalhadores, revogar o SIADAP, corrigir a Tabela Remuneratória Única, valorizar as carreiras e reforçar os serviços públicos».

O sindicato alerta que «após mais de uma década de estagnação salarial e num quadro que o Instituto Nacional de Estatística confirmou, para Março, uma taxa de inflação homóloga de 5,3%» e que «o caminho do empobrecimento dos trabalhadores, em que o governo quer insistir significa, para os trabalhadores da Administração Pública, 15,4% de perda do poder de compra, desde 2009! Em algumas categorias e sectores, as perdas são ainda mais expressivas».

A Frente Comum exige também «a revogação imediata do SIADAP e sua substituição por um sistema de avaliação sem quotas, formativo, transparente, equitativo e justo, que valorize, realmente, os trabalhadores, potenciando o desenvolvimento e progressão profissionais e a recuperação, valorização e dignificação das carreiras profissionais».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *