Parceiros
BarreiroEmpresas

Sovena aplica painéis fotovoltaicos na fábrica do Barreiro

- publicidade -

O Grupo Sovena vai avançar com a instalação de painéis fotovoltaicos na sua unidade fabril situada no Barreiro.

«Este é um investimento que representa a aposta da Empresa na descarbonização, contribuindo para que o setor caminhe em direção aos compromissos globais da neutralidade carbónica» referem em comunicado.

Com um consumo atual de 100% de energia verde nas suas operações em Portugal, a Sovena pretende dar agora um passo em frente com a produção de energia própria, com a instalação de cerca de 1600 painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica na fábrica do Barreiro, numa área aproximada de 6000 m2 nas coberturas dos edifícios desta unidade industrial, e uma potência instalada de 864 kW.

Com uma produção prevista de 1,3 GWh/ano, este projeto, que deverá ficar concluído no segundo trimestre do ano, representa mais de 15% do consumo total da fábrica, permitindo reduzir 265 toneladas anuais de emissões de CO2.

«A instalação dos painéis na unidade fabril do Barreiro vem, assim, dar continuidade ao investimento da Sovena na transição energética. A primeira experiência de colocação de painéis fotovoltaicos ocorreu nas suas instalações em Brenes, Espanha, estando já em funcionamento» refere a nota, que adianta também que a empresa tem em análise um projeto semelhante para a fábrica de Plasencia e para os dois lagares que possui naquele país.

Para Jorge de Melo, CEO da Sovena, trata-se de um posicionamento integrado que visa «reduzir a pegada ecológica da nossa atividade, através da eficiência na utilização de recursos naturais, da transição energética e da redução de emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), promovendo a circularidade dos nossos subprodutos e embalagens».

Além de Portugal, a Empresa tem ainda como objetivo ser 100% verde no consumo da sua energia em 2023, nas suas operações em Espanha, Estados Unidos da América e Brasil.


Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário