Atualidade

SOS Racismo exige processo disciplinar à PSP

A associação SOS Racismo exige que a PSP tome medidas disciplinares e se desmarque de uma postagem que surgiu num grupo do Facebook

A associação SOS Racismo exige que a PSP tome medidas disciplinares e se desmarque de uma postagem que surgiu num grupo do Facebook, denominado «Corpo de Intervenção da PSP».

Em causa estão as alegadas ameaças enviadas para membros desta associação e para deputadas do Bloco Esquerda, via email, e que segundo a SOS Racismo, foram alvo de comentários jocosos nessa página.

A publicação ironizava o pedido de proteção policial por parte da deputada Joacine Katar Moreira e de Mamadou Ba, descrevendo-os como «duas pessoas que nutrem um ódio enorme pelos polícias».

A SOS Racismo essas declarações como «muito graves» e solicita à PSP «que se demarque deste comentário e destes grupos», exigindo ainda que «caso o autor do comentário seja do Corpo de Intervenção da PSPS, este seja alvo de um processo disciplinar» ou se «não for um elemento da PSP, deverá ser apresentada queixa contra terceiros».

A publicação em causa foi eliminada do Facebook e+ o grupo alterou o seu nome para ‘Página de apoio ao Corpo de Intervenção da PSP’ e deixou ainda uma publicação na qual garante que «esta página é apenas uma forma de prestar tributo e homenagear o Corpo de Intervenção da PSP» e esclarece que «esta página nunca esteve e nunca estará ligada a nenhum partido político, nem à esquerda, nem à direita, nem ao centro, e muito menos ao CHEGA ou a outros similares».

Para a SOS Racismo «as forças de segurança, perante todo o tipo de ameaças, têm o dever de proteger todas/os as/os cidadãs/ãos e têm de saber lidar com as críticas da sociedade civil e as suas organizações.

Vários relatórios nacionais e internacionais mencionam a violência policial e a infiltração nas forças de segurança de elementos da extrema direta como fonte de preocupação. Todas as críticas vão no sentido de, urgentemente, resolver estes problemas.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *