Atualidade

SNS cria consulta para assistir crianças ucranianas no Hospital Dona Estefânia em Lisboa

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai disponibilizar, a partir de segunda-feira, consultas para assistir jovens e crianças chegadas da Ucrânia.

A iniciativa funcionará no Hospital de Dona Estefânia (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central), em Lisboa, segundo o anúncio feito este sábado pelo Ministério da Saúde.

“Esta consulta tem como missão acolher, focando a perspetiva sanitária, crianças e jovens oriundas da Ucrânia requerentes de proteção temporária em Portugal”, explicou o Ministério em comunicado citado pela agência Lusa.

A consulta vai funcionar todos os dias úteis, sendo garantido serviço de tradução.

Os utentes são referenciados através de uma linha de atendimento, pelo 967 059 865, e é realizada, num primeiro momento, uma triagem para determinar o agendamento da consulta.

“Após uma primeira observação clínica, os utentes de origem ucraniana são encaminhados para tratamento ou consultas de seguimento específicos, de acordo com as suas necessidades”, explicou o Ministério da Saúde.

Aos ucranianos requerentes de proteção temporária vai ser permitido aceder ao SNS nas mesmas condições que os cidadãos nacionais, beneficiando da prestação de cuidados no âmbito da saúde materno-infantil, atualização das vacinas segundo o Plano Nacional de Vacinação, agendamento de vacinação para covid-19 e cuidados hospitalares.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *