AgendaAtualidadeCulturaDistrito de Lisboa

Sistema único em Portugal vai permitir experiências diferentes no Planetário de Marinha

O Planetário de Marinha, anteriormente conhecido como Planetário Calouste Gulbenkian, vai reabrir as portas ao público esta quinta-feira, 18 de novembro, com um novo sistema de projeção, que permite uma experiência imersiva e de 360º única em Portugal.

​​O novo conceito do Planetário dispõe de um sistema de projeção híbrido, uma nova arquitetura constituída por uma projeção óptica, assegurada pela continuidade do Universarium e por um sistema de projeção digital fulldome, da Zeiss.

A projeção digital fulldome é constituída por 8 projetores LED VELVET, que corresponde a uma configuração de 8 canais de imagens projetados sectorialmente na cúpula, proporcionando uma imagem completa sem quaisquer vestígios de separação.

Apesar de a astronomia continuar a ser o tema principal, agora o Planetário de Marinha, com o sistema de projeção fulldome, está capacitado para proporcionar ao visitante espetáculos e apresentações, nas quais poderá exibir conteúdos de outras áreas como as ciências da vida, o desporto, a história ou mesmo espetáculos de música.

O ano de 2021 marca a história do planetário, pelo início de um novo modo de viajar pelo Universo e de abordar outros temas.

O Planetário de Marinha, inaugurado em 20 de julho de 1965, é atualmente o segundo maior da Europa com o mais avançado sistema digital existente.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *