AtualidadeDistrito de Lisboa

Sintra | Remodelação da ETAR da Almargem do Bispo aprovada em reunião do executivo

Foi aprovada na ultima reunião do executivo da Câmara Municipal de Sintra a abertura do procedimento de concurso público dos SMAS de Sintra para a realização dos trabalhos de beneficiação/remodelação da ETAR de Almargem do Bispo, no valor de 640 mil euros.

Segundo comunicado da Câmara ao qual o Diário do Distrito teve acesso, para além dos trabalhos na ETAR, o projeto tem como planeamento arranjos exteriores, alimentação elétrica com sistema de emergência (gerador) e outros automatismos.

Ainda dentro deste plano de beneficiação na ETAR será implementada uma etapa de tratamento complementar que permite a reutilização de parte do efluente final para lavagens, rega e desidratação mecânica de lamas diminuindo-se assim a utilização de água potável para fins menos nobres.

Em relação a este concurso, Basílio Horta, presidente da autarquia de Sintra refere que “esta é uma intervenção que é um bom investimento para a população e para a preservação do meio ambiente e que dá lugar a uma estratégia bem definida da autarquia, que é a de investir em projetos para uma constante melhoria do bem estar e qualidade de vida das nossas populações”.

“O município aplica, de forma consistente, medidas que permitam poupanças muito significativas na utilização de água. Uma das principais medidas é a implementação de mecanismos para o reaproveitamento das águas residuais tratadas, estratégia essa que foi tornada absolutamente prioritária” salienta o autarca.

Basílio Horta reforça ainda que “já reaproveitamos cerca de 6% dessa água residual, quando a média nacional é 2%, mas o nosso objetivo é atingir os 15% rapidamente. Essa água, que antes não tinha nenhuma utilização, é direcionada para a rega de espaços verdes, lavagem de espaços urbanos ou limpeza e desobstrução de coletores”

É de relembrar que o município de Sintra efetua, nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s) no seu território, o tratamento de cerca de 5 milhões de metros cúbicos de água.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *