Parceiros
Setúbal

SETÚBAL – Invocação do 100.º aniversário do Armistício da Grande Guerra

O 100.º aniversário do armistício da I Guerra Mundial foi assinalado em Setúbal no domingo, durante a manhã, com uma cerimónia evocativa que decorreu junto do Monumento aos Combatentes da Grande Guerra, na Praça Almirante Reis, em Setúbal.

A cerimónia, organizada pelo Núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes, incluiu a deposição de flores no monumento e uma homenagem aos combatentes que faleceram na I Guerra Mundial, cabendo as honras militares a um pelotão do Regimento de Artilharia n.º 5 do Exército, de Vendas Novas.

O ato de homenagem aos sete mil militares portugueses falecidos no conflito mundial de 1914-1918 foi presidido pelo vereador da Câmara Municipal Ricardo Oliveira e contou com a presença de representantes de diversas entidades e populares.

Além de ex-combatentes e familiares, o evento contou com a presença do bispo de Setúbal, D. José Ornelas Carvalho, do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, e de representantes da PSP, GNR, Associação de Deficientes das Forças Armadas, Clube Militar de Oficiais e Associação de Paraquedistas de Setúbal, entre outras entidades.

Portugal participou na Grande Guerra com um contingente de 107 mil homens, dos quais sete mil foram mortos em combate e cerca de nove mil ficaram feridos ou inválidos.

O Regimento de Infantaria n.º 11, localizado em Setúbal, registou um total de 54 baixas nos conflitos em que esteve envolvido em França e em Moçambique, durante a guerra de 1914-1918.

Fonte: CM Setúbal



Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Siga-nos no Feedly, carregue em seguir (follow)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.