Distrito de Setúbal

Setúbal com 346 milhões de euros para habitação até 2030

A atualização à ELH – Estratégia Local de Habitação do Concelho de Setúbal 2020-2030 foi ontem aprovada em reunião de Câmara Municipal.

A atualização à ELH – Estratégia Local de Habitação do Concelho de Setúbal 2020-2030 foi ontem aprovada em reunião de Câmara Municipal, garantindo assim um investimento superior a 346 milhões de euros na reabilitação e construção.

“Foi celebrado, em fevereiro, um acordo de colaboração com o IHRU – Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana para permitir um investimento de perto de 23 milhões de euros, repartido em partes iguais pelas duas entidades, na reabilitação de frações ou prédios habitacionais em oito bairros municipais.

A Câmara Municipal de Setúbal apresentou à Área Metropolitana de Lisboa, que coordenou um plano de ação para a execução do financiamento do PRR, uma candidatura com 21 operações, num investimento total de 346,95 milhões de euros“, pode ler-se no comunicado da autarquia.

A nota acrescenta ainda que “dos 21 projetos apresentados, 18 referem-se a investimentos na habitação permanente, com 13 operações para reabilitação de todo o parque habitacional municipal, nas quais se incluíram a reabilitação de 414 edifícios dos 13 bairros municipais, de 1875 fogos municipais e de 1274 fogos de propriedade privada com possibilidade de apoio para reabilitação. Estes projetos, públicos e privados, perfazem um investimento no valor de 226,97 milhões de euros”.



No âmbito da habitação permanente, a autarquia propôs a construção de cinco novos empreendimentos “para a criação de 538 fogos de renda apoiada e renda reduzida, num investimento previsto de 37,48 euros milhões de euros.

Para dar resposta ao alojamento urgente e temporário, a autarquia definiu três operações de reabilitação de edifícios de propriedade municipal e de um edifício de propriedade do Estado, as quais vão resultar na criação de 35 alojamentos para 91 pessoas sem-abrigo ou vítimas de violência doméstica, num investimento avaliado em 2,77 milhões de euros”.

As 21 operações somam um investimento no valor global de 346,95 milhões de euros: 253,8 milhões para investimento em propriedade pública e 96,15 milhões de euros em propriedade privada.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *