Distrito de Setúbal

Setúbal | “Carrrrapau” vai ter uma semana gastronómica dedicada à sua confecção

“Ehh, carrrapau” – certamente quem passa pela cidade sadina e ouve um “charroco” a falar ficou familiarizado com esta expressão. Para quem cá mora, sabe que, em Setúbal, o “carapau é rei” e assim dedica-se uma semana gastronómica a este peixe pelágio.

Durante dez dias, entre 2 e 11 de setembro, chega a “Semana do Carapau” a 51 restaurantes. Há pratos para todos os gostos, desde carapau alimado ou assado no carvão, ou, para quem quiser “ousar”, uma sopa de carapau com croutons e alecrins.

No dia 10 de setembro, nesta iniciativa organizada pelo Município de Setúbal e com o apoio da Docapesca, vai haver um passeio interpretativo “De Pelim a Charro-do-Alto, Carapau Sempre”, às 10h, que pretende dar a conhecer mais informações sobre o Trachurus trachurus (designação do carapau presente nas águas portuguesas) e também por que processo passa até à banca de venda no mercado.

Uma visita guiada ao Mercado Confiança do Troino, denominada “Encontros Improváveis”, está marcada para dia 11 de setembro – último dia desta semana do gastronómica – numa degustação com a chef Isabel Fonseca, acompanhada por um vinho regional.

A inscrição para estas duas atividades deve ser feita até ao dia 6 de setembro e a participação é gratuita. Os formulários estão disponíveis no site da câmara municipal, onde está também a lista de estabelecimentos aderentes.

A Semana do Carapau tem como “objetivo divulgar sabores e tradições da cozinha” de Setúbal, ao mesmo tempo que se pretende “estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência”, informa o município.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *