Distrito de Setúbal

Setúbal | Autarquia recebe 191 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência

A Câmara Municipal de Setúbal realizou, esta sexta-feira, uma conferência que visou esclarecer e enunciar a requalificação do Bairro das Manteigadas em conjunto com outros projetos de habitação social, que vão usufruir do investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Ao total são 20 os projetos inseridos na Estratégia Local de Habitação delineada cuidadosamente pela autarquia de Setúbal e aceite pelo governo nacional socialista. Com a apresentação do plano e das necessidades de requalificações, o Estado decidiu atribuir 191 milhões de euros à câmara de modo tirar os projetos do papel e meter as obras em marcha.

Segundo o discurso do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, na cerimónia, “a habitação é e sempre foi uma prioridade do município em todos os mandatos” e que todos os cidadãos “merecem ter uma habitação condigna”. Assim, nesta linha de pensamento, o município ira contar com a intervenção da autarquia em 3722 fogos públicos, com uma comparticipação paga a 100% pelos fundos recebidos do PRR.

Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e Habitação, também disse algumas palavras sobre tema, nas quais mencionou a importância das autarquias, que “melhor que ninguém conhecem os problemas dos municípios e as melhores formas de os resolver”. “O projeto de habitação social já tinha sido planeado antes da entrada do PRR. É altura do Estado assumir o papel, face a esta nova fase, na requalificação dos lares dos portugueses”, diz Pedro Nuno Santos, ao rematar que a iniciativa de utilizar o volume financeiro do PRR para a habitação foi “de autoria do governo e não da União Europeia”, destacando o enfâse que está a ser dado a este domínio público.

Entre os 20 projetos o Bairro da Bela vista será o local onde vão ser reabilitados mais fogos, sendo estes 376. O orçamento desta empreitada ainda está por definir.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *